quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

GLOSSÁRIO



HAPPENING- a participação espontânea de pessoas que eram expectadoras é o que caracteriza o happening. Você está assistindo algo, e de repente, você vira o artista, centro das atenções. É muito importante que a partir do momento que a pessoa saiu do anonimato e se manifestou, dali para frente, ela se torna a focalizadora do grupo, e este passa para a condição de expectador. Isto forma uma dialética que constrói uma forma especifica de levar adiante uma tarefa.

MASCULINO- é uma manifestação geralmente associada a uma energia ou força, assertiva, agressiva, determinada, geralmente centrada na razão, com pouco uso do emocional. Ser emotivo, geralmente não é considerado coisa de homem, “homem não chora” é típico neste sentido, indica perda do controle, que é fundamental para o exercício do domínio, ‘highlight” do machismo.

FEMININO- Forma associada ao que é submisso, fraco, sem força, centrada na emotividade e no descontrole. Geralmente nunca pensamos que haja uma força feminina, uma forma feminina“de ser forte”. As mulheres copiam os homens quando querem parecer fortes: falar grosso, ser dura, e por aí. Não sabemos mais como seria uma forma feminina de ser forte, esquecemos... Ser frágil, vulnerável é ser “forte”?

COMPULSÃO À REPETICÃO é derivada de forças que trabalham no inconsciente a nosso desfavor, até o momento em que alcançamos a libertação delas, através do processo de tomar ciência do que está acontecendo. De um modo geral, não é mais que a repetição de um padrão de gerações; “ assim como a mãe foi, assim será a filha, etc”. É um molde, um script, do passado indesejado, que teima em retornar nos nossos relacionamentos ou na maneira que procedemos. Passa de uma geração à outra, até que alguém se dê conta do padrão, e então, possa não segui-lo mais, e tomar outra direção.

SINCRONICIDADE refere-se a uma simultaneidade não planejada entre dois fenômenos. De repente, algo similar se duplica, fazendo uma conexão inesperada entre duas coisas aparentemente não relacionadas. Contrapõe-se à causa e efeito...

HOMEOSTASE, meio interno do organismo deve permanecer constante para que haja manutenção da vida...sobreviver, eis a questão, mas para que/?

ALOSTASE é a estabilidade alcançada através da mudança

STRESS CRONICO causa: diminuição da resposta imune, aumento da freqüência cardíaca,aumento dos mediadores da inflamação, aumento da oxidação e super ativação tóxica do glutamato e dopamina. O stress crônico causa um desgaste no organismo, é a “carga alostatica’ que este passa a ter que carregar.

ATITUDE  intenção, vetor, força, decisão “eu vou fazer isto.” E fazer, não ficar na somente na vontade, mas faze-lo. 

VALOR é sempre atribuído por outrem, portanto sempre não depende de nossa vontade. Todos os valores são relativos e dependem de interesses que não são nossos.

DESAFIO é tentar realizar aquilo a que nos propomos

LIMITAÇÕES por que acreditar que somos limitados? Por que não acreditar em si mesmo?

A TERCEIRA MARGEM DO RIO é uma necessidade de ir além das oposições binárias (ou duais) que estruturam nossas vidas, entre esquerda e direita, individual e social, a terceira margem, abre uma perspectiva a partir da qual ambas alternativas podem ser vistas. É um espaço independente, livre de dogmas, é um lugar de observação- de testemunhar os contrários como parte de um sistema. (conto homônimo de João Guimarães Rosa)

EXPLICAR não explica nada, uma analise intelectual não funciona, não há emoção e não há mudança psíquica. São apenas memórias declarativas- racionais-  e são incapazes de alcançar nossas emoções, são portanto verbalizações-ocas. Nossas emoções estão armazenadas em memórias processuais, longe do alcance da palavra falada, não podem ser verbalizadas- só podem ser vivenciadas ou repetidas, mesmo com a pessoa inadequada- mas ela tem um endereço certo- precisam de tomar corpo, pois o corpo fala aquilo que a mente não sabe expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário